POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM O PIBID
Resum
As políticas públicas brasileiras voltadas para o campo educacional, especificamente no que concerne à educação profissional e tecnológica, vêm se adequando às transformações tecnológicas e às exigências oriundas do mercado de trabalho, além de procurar atender a determinações legalmente previstas no que tange aos direitos dos cidadãos.
Neste contexto, desde a chegada dos portugueses ao Brasil até o cenário político e econômico contemporâneo percebem-se avanços e retrocessos das políticas públicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino, dentre elas a educação profissional, marcada por políticas que implicam diretamente os contextos local e nacional. A partir dessa ótica, o cenário mundial da globalização requer ações governamentais capazes de promover o desenvolvimento de uma educação profissional e tecnológica que atenda às exigências de um mercado de trabalho competitivo. Nesses termos, as atuais legislações brasileiras, em sua maioria, sinalizam uma preocupação com a formação dos estudantes, bem como com a sua inserção no mundo do trabalho. Assim, este estudo tem como objetivos: apresentar o IFNMG enquanto política pública de educação profissional e tecnológica; analisar as políticas públicas de formação docente nos cursos de licenciatura do IFNMG – campus Salinas, e sua relação com o PIBID.