HISTÓRIA REGIONAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autors/ores

  • Daniel Reis Machado Rezende Instituto Federal Goiano
  • Alexandre José Hernandes Instituto Federal Goiano
  • Wesley Lima de Andrade Instituto Federal Goiano

Resum

O patrimônio cultural, entendido como um conjunto de bens culturais materiais e imateriais, diz respeito ao legado cultural de um povo. Sua importância social torna-se mais significativa quando ele é associado à perspectiva da sustentabilidade, pois, nela estão inseridos os valores e a cultura de um povo na perspectiva da equidade de acesso e distribuição intra e Inter geracional (MERICO, 2001), garantindo, assim, a preservação das raízes culturais e históricas das gerações presentes e vindouras. A reflexão sobre as políticas de preservação do patrimônio cultural é atualmente de grande interesse teórico e prático para a produção de um conhecimento que busque, por meio dos estudos históricos e/ou interdisciplinares, refletir sobre sua significação social.A educação patrimonial diz respeito a um processo educativo que trata o patrimônio cultural a partir da importância de sua preservação, perspectivando a
apropriação dos bens culturais pela sociedade. A partir deste conceitos este projeto tem como por finalidade analisar e, sobretudo, levar a experiência da História Regional da região da estrada de ferro a estudantes da região, procurando fazer uma educação a partir dos patrimônios históricos materiais e imateriais encontrados na região.

Publicades

2016-09-05

Com citar

Rezende, D. R. M., Hernandes, A. J., & Andrade, W. L. de. (2016). HISTÓRIA REGIONAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/286