ENFORCANDO A QUÍMICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS E TABELA PERIÓDICA
Resum
Inúmeros estudos na área do ensino de Química relatam a preocupação da grande maioria dos professores do Ensino Médio (EM) com relação às dificuldades de aprendizado dos alunos nesta disciplina. As principais inquietações dos profissionais da educação envolvem a falta de relação dos conteúdos a serem ensinados com a realidade dos alunos, o que dificulta a
aprendizagem. Neste sentido, a utilização de atividades lúdicas, sobretudo os jogos didáticos, tem se apresentado como uma alternativa viável para a minimização desta problemática. Sendo assim, alunos do Curso de Licenciatura em Química do IF Goiano-Campus Urutaí, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Química,atuante na escola conveniada, Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio-GO, após levantamento dos conteúdos de Química de maior dificuldade de compreensão, elaboraram um jogo denominado “Enforcando a Química”, com a finalidade de aproximar os licenciandos da realidade da escola pública por meio da utilização da atividade lúdica. O jogo foi baseado na brincadeira “Forca” e abordou o conteúdo de Tabela Periódica e Ligações Químicas, sendo aplicado aos alunos de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio (EM) da escola conveniada ao Pibid-Química. As temáticas Tabela Periódica e Ligações Químicas estão inseridas na grade curricular da 1ª série do EM, de acordo com o Currículo Referência da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás, no entanto, foram implantadas nas 3ª séries do EM para possibilitar um revisão do conteúdo tornando os alunos mais aptos a realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) e de vestibulares. Para o desenvolvimento do jogo foram elaboradas 17 perguntas adequadas ao nível de conhecimento sobre as temáticas abordadas, que foram anteriormente trabalhadas em sala de aula pelo professor regente da disciplina Química.A turma foi dividida em duas equipes e a cada pergunta sorteada, um integrante de cada grupo deveria descobrir o nome de um elemento ou de uma ligação, com as dicas elaboradas para cada questão e com o conhecimento de quantas
letras formariam a resposta correta.Considera-se que o jogo estimulou os alunos na compreensão dos conteúdos Tabela Periódica e Ligações Químicas que geralmente são ensinados por meio de aulas expositivas. Assim, tem-se que os resultados foram satisfatórios, uma vez que envolveu os participantes, alunos do EM, além de incentivar os licenciandos, futuros professores, a tornarem a utilização de atividades lúdicas uma atividade rotineira na escola.