CONSTRUINDO LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autors/ores

  • Ana karolina Borges Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ráquia Rabelo Rogeri Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resum

Acadêmica do Curso de Pedagogia, sob orientação da professora da disciplina de Estágio Supervisionado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, desenvolve projeto de Estudo, Investigação e Mediação Pedagógica no agrupamento F (quatro – cinco anos) em Centro Municipal de Educação Infantil. A partir da investigação inicial chegou-se a conclusão que um dos desafios postos a prática pedagógica é contribuir substancialmente com a formação da autonomia moral da criança. Idealizando-se um sujeito autônomo, crítico, reflexivo e capaz de
atuar significativamente na sociedade, desenvolveu-se nos Estágios I e II o projeto Construindo Limites na Educação Infantil. A partir da experiência, conclui-se que o Estágio enquanto campo de conhecimento que se efetiva na investigação, no estudo, na elaboração de projetos e planejamentos, na construção de relatórios e na atuação de regências, possibilita a vivência da práxis. Ao mesmo tempo, oportuniza ao acadêmico identificar falhos, reconhecer inseguranças e discernir o perfil de profissional que ele quer assumir. Portanto, o presente trabalho oportunizou constatar que a associação entre a teoria e a prática no currículo só é obtida por meio de atividades que integrem o projeto pedagógico da escola com a realidade social do trabalho.

Publicades

2016-09-05

Com citar

Siqueira, A. karolina B., & Rogeri, R. R. (2016). CONSTRUINDO LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/245