PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MENTIMETER: REPENSANDO PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Paraules clau:
Jogos de tabuleiros, Mentimeter, Ensino, GeografiaResum
O presente trabalho discorre acerca da importância da produção de jogos pedagógicos associados ao uso de aplicativos digitais, que garantem a interação entre professores e estudantes de forma colaborativa. Os jogos de tabuleiro são recursos que tiveram ínfima utilização por professores da disciplina de geografia do final do século XX e, atualmente, são aos poucos substituídos pelas ferramentas digitais. Desse modo, objetiva-se trazer uma discussão teórico-metodológica acerca da necessidade de manter uma dinâmica na seleção de materiais de cunho didático e pedagógico para o ensino de geografia em sala de aula. Haja vista que existe certa imposição neoliberal, de maneira generalista, apoiada em ideais futuristas e inovadores da chamada “digitalização” do aprender. Para tanto, os procedimentos metodológicos partem da observação empírica do fenômeno pedagógico sustentada por uma abordagem qualitativa, diálogos entre pares docentes e revisão de literatura, tais como: artigos em periódicos digitais e capítulos de livros. Nesse sentido, infere-se que ambos os modelos de instrumentos pedagógicos são capazes de promover ludicidade e garantir uma aprendizagem significativa no âmbito da geografia na escola. Ainda, existe uma diversidade de recursos que podem agregar conhecimento geográfico, porém, quando se produz o material lúdico, no caso específico dos jogos de tabuleiros, além de condicionar vínculos de afetividades entre os envolvidos, o saber é produzido em um processo coletivo de ações. Por último, as plataformas educacionais que assegurem ações colaborativas, no caso da plataforma digital Mentimeter, proporcionam, além de inclusão digital, uma aproximação com a realidade cotidiana dos estudantes em uso dessas tecnologias.
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