PIBID E OLIMPÍADAS DE MÁTEMÁTICA: APRENDENDO COM DESAFIOS

Autores

  • Bruna Kamila Vieira Borges Universidade de Rio Verde
  • Elizangela Florentina Rodrigues Universidade de Rio Verde
  • Gilkênia Santos Barroso Universidade de Rio Verde
  • Williany Teles Silva Universidade de Rio Verde

Resumo

A Matemática é fundamental para nosso conhecimento. Sua prática ocorre em diversas áreas da nossa vida e é fortemente usada em nosso cotidiano. Considerando sua extrema importância, o eixo principal deste trabalho fundamenta-se em discutir e destacar a relevância do ensino de Matemática através do lúdico nos anos iniciais, proporcionando aos alunos dos 3° anos conhecimentos básicos de matemática de forma lúdica e prazerosa. Nas Olimpíadas de Matemática foram aplicadas técnicas de ensino voltados para uma aprendizagem significativa e contextualizada, utilizando jogos matemáticos por meio de bingo, dedo no gatilho, loteria dos fatos, trilha, caixinha da sorte dentre outros, que contribuem para um maior entendimento das regras, do trabalho em equipe, do raciocínio lógico, da memorização, imaginação, noção de espaço, percepção e atenção. Houve campeonato interno entre as unidades escolares EMEFTI Professor Waldyr Emrich Portilho e EMEF Nestor Fonseca. Posteriormente ocorreu a grande final entre as campeãs das escolas citadas. Os resultados obtidos durante a realização das olimpíadas comprovam a ampliação de certas habilidades como a contagem, a concentração, o respeito às regras, a organização e a conferência dos resultados, além do desenvolvimento de espírito competitivo, independente, com interação entre os colegas.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Borges, B. K. V., Rodrigues, E. F., Barroso, G. S., & Silva, W. T. (2018). PIBID E OLIMPÍADAS DE MÁTEMÁTICA: APRENDENDO COM DESAFIOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/772

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)