PERSPECTIVA DE CURRÍCULO PRESENTE NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Christianne de L. Borges Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Simone Sendim M. Guimarães Universidade Federal de Goiás

Resumo

O currículo é um campo de estudos permeado por diversas teorias que pensam a partir de diferentes matrizes teóricas. Essas teorias são definidas pelos conceitos que utilizam para conceber a realidade. No cenário atual destacam-se três teorias sobre currículo: as Tradicionais, as Críticas e as Pós-críticas. Pensar a que ideias se vinculam as orientações federais e estaduais relacionadas à Biologia pode subsidiar o entendimento do terreno no qual se dá o ensino dessa área no Ensino Médio, em especial em Goiás. Para essas reflexões foi realizada uma pesquisa documental nos documentos orientadores (federais e estadual) para o ensino de Biologia (PCNEM, PCN+EM, OCEM e CRREEGO). Essa pesquisa teve com objetivo identificar e discutir a perspectiva de currículo presente nesses documentos orientadores. Os dados preliminares indicam que aparecem inicialmente, na análise dos documentos, algumas ideias atreladas às teorias Críticas e Pós-críticas de currículo mas, no geral, os documentos estão essencialmente voltados a uma perspectiva Tradicional de currículo que consideramos, influenciar o currículo e o ensino de Biologia no Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Moraes, C. de L. B., & Guimarães, S. S. M. (2016). PERSPECTIVA DE CURRÍCULO PRESENTE NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/231