Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; as tabelas estão em formato editável.

  • O texto está com espaçamento 1,5 entre linhas; usa fonte Times New Roman tamanho 12 pontos; margens 2,5 cm; páginas e linhas estão numeradas; os padrões de estilo e requisitos bibliográficos são os descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma Seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE SUBMISSÃO

A MSJ publica artigos científicos, artigos de revisão e comunicações breves originais e inéditos, com a finalidade de divulgar e facilitar o acesso a investigações interdisciplinares, em especial nas Ciências Agrárias, Humanas, Biológicas, da Saúde e Ciências AmbientaisNo entanto, a revista aceita submissões de outras áreas do conhecimento, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Artes e outras.

 

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

A simples remessa dos originais para apreciação implica autorização para publicação na Multi-Science Journal. O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na Multi-Science Journal, inclusive quanto a veridicidade, atualização e precisão dos dados, é de única e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). A Multi-Science Journal não se responsabiliza pelos ideários, conceitos, apreciações, julgamentos, opiniões e considerações lançados nos textos dos artigos. Além disso, não se responsabiliza ainda por quaisquer desvio de natureza ética, tais como plágios e não cumprimento de resoluções nacionais sobre a experimentação com seres humanos e animais, bem como o cumprimento de acordos internacionais, ligados à bioética. Em relação ao plágio, todos os trabalhos passarão por rastreadores de plágio, tais como TeamReview, Itheticate, Crossref Similarity Check, entre outros. OS TRABALHOS PUBLICADOS NA REVISTA SÃO DE INTEIRA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

ɠexigida originalidade e caráter inédito dos artigos, sendo que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter de pesquisa original no âmbito científico e acadêmico.

Os autores deverão indicar NA PRIMEIRA PÁGINA do manuscrito, além das informações sobre o trabalho, A CATEGORIA DE ARTIGO QUE O MANUSCRITO SE ENCAIXA (artigo original, comunicação breve, artigo de revisão ou carta ao editor).

Os autores deverão fornecer informações de contato detalhado (nome, instituição de origem e e-mail) de pelo menos 3 (TRÊS) POTENCIAIS REVISORES PARA O SEU TRABALHO. Estas informações deverão ser digitadas no campo “COMENTÁRIOS AO EDITOR”, durante a submissão. Os potenciais revisores deverão ser especialistas na área de concentração do trabalho enviado. Qualquer um dos revisores sugeridos não deverá ter publicado qualquer trabalho com os autores nos últimos três (3) anos, nem ser membro da mesma instituição. Revisores sugeridos serão considerados revisores em potencial de acordo com a análise e recomendação dos Editores.

Após aceito, será cobrada uma taxa de publicação no valor de R$ 50,00, para custeio dos serviços de diagramação e manutenção de serviços editoriais. A MSJ não cobra nenhuma taxa de submissão. O pagamento deve ser realizado através de depósito ou transferência bancária para:

Banco do Brasil

Conta: 26.290-0

Agência: 0463-4

CNPJ: 11.942.363/0001-62

Titularidade: JUNIOR DE CIENCIAS AGRARIAS DO INST.FED.GOIANO CAMPUS URUTAI

O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado por e-mail (multiscience@ifgoiano.edu.br).

 

1. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

A MSJ não tem requisitos rigorosos de formatação, mas todos os manuscritos devem conter os elementos essenciais necessários para transmitir cientificamente as informações do trabalho, tais como, Resumo (Abstract), Palavras-chave (Key words), Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão (estes dois podem também ser unidos), Conclusão, Agradecimentos (opcional), Referências. Fazem parte do trabalho as tabelas e figuras, com títulos e legendas. Tabelas e figuras devem ser inseridas logo após o parágrafo em que foram citados.

Os textos devem ser digitados em papel A4 e salvos em extensão .doc ou .docx, espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman tamanho 12 e margens de 2,5 cm. Todas as páginas e linhas deverão ser numeradas de forma contínua. Deve-se evitar no texto o uso indiscriminado de siglas, excetuando as já consagradas.

 

2. CATEGORIAS DOS TRABALHOS

2.1. Artigos originais

Incluem estudos observacionais, experimentais, descritivos ou teóricos. Cada artigo deve conter objetivos claros, métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Além disso, incluem ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de metodologias e técnicas utilizadas na pesquisa científica. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar os leitores quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.

Limite máximo de páginas: 20 laudas. Artigos com extensão maior serão avaliados pelo corpo editorial.

Número de tabelas e figuras: deve-se evitar usar mais do que 5 (cinco) no total. Devem ser incluídos apenas os elementos gráficos imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

 

2.2. Comunicações breves

São relatos curtos de achados científicos que apresentam interesse para as áreas da Multi-Sicence Journal, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior fôlego. Incluem-se nesta categoria trabalhos de natureza técnica. Comunicações breves não deverão ser subdivididos em seções, exceto agradecimentos (opcional) e referências.

Limite máximo de páginas: 5 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

 

2.3. Artigos de revisão

Revisão sistemática e meta-análise - Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder à pergunta específica e de relevância para uma determinada área. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise).

Revisão narrativa/crítica - A revisão narrativa ou revisão crítica apresenta caráter descritivo-discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.

Limite máximo de páginas: 20 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

 

3. IDIOMA

A MSJ aceita submissões em Português ou em Inglês. No entanto, os trabalhos serão publicados apenas em inglês. Trabalhos submetidos em português, após aceitos, deverão ser traduzidos para o inglês. A MSJ não se responsabiliza por custos ou serviços de tradução, ficando estes a cargo dos autores.

Seguem algumas sugestões de serviços de tradução e revisão de textos científicos:

American Journal Experts - https://www.aje.com/br/

 

4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

A primeira página do manuscrito deve conter:

a) Título do artigo - deve ser conciso e completo

b) Nome e sobrenome de cada autor.

c) Instituição a que cada autor está afiliado, acompanhado do respectivo endereço completo.

d) Identificação do autor responsável para troca de correspondência.

e) Cadastro ORCID dos autores. Informação obrigatória para o autor correspondente. Opcional para os demais autores.

f) Categoria do artigo (artigo original, comunicação breve, artigo de revisão)

 

5. REFERÊNCIAS

As referências devem ser organizadas em ordem alfabética, ao final do manuscrito.

As referências deverão seguir RIGOROSAMENTE as normas da American Psychological Association (APA) (American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th Ed.). Washington, DC: APA.

 

Artigo de revista científica

Oliveira, J. H. S., da Silva, J. O., Issa, C. G. C., Lima, M. L. P., Alves, G. C. S. (2019). Poultry litter delays the development and reduces the population of Meloidogyne javanica in papaya. Multi-Science Journal, 2(1), 12-15. DOI: http://dx.doi.org/10.33837/msj.v2i1.940

 

Livro

Mateus, M. H. et al. (2003). Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.

 

Capítulo de livro

Hughes, D., & Galinsky, E. (1988). Balancing work and Family lives: Research and corporate applications. In A. E. Gottfried & A. W. Machado (Eds), Maternal employment and children’s development (pp. 233-268). New York: Plenum.

 

Dissertação ou Tese

Rodrigues, A. S. L. (2012). Caracterização da bacia do rio Gualaxo do Norte, MG, Brasil: avaliação geoquímica ambiental e proposição de valores de background. (Tese de doutoramento). Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

 

Evento acadêmicos

Nicol, D. M., & Liu, X. (1997). The dark side of risk (what your mother never told you about time warp). In Proceedings of the 11th Workshop on Parallel and Distributed Simulation, Lockenhaus, Austria, 10-13 June 1997 (pp. 188-195). Los Alamitos, CA: IEEE Computer Society.

 

Página da internet

Bryant, P. (1999). Biodiversity and conservation. Disponível em: <http://darwin.bio.uci.edu/~sustain/bio65/Titlpage.htm> Acesso em: 19/10/1999.

 

6. CITAÇÃO NO TEXTO

Exemplos:

  • Baker (2008), Costa e Silva (2010), Dantas et al. (2011a)
  • Ou, entre parênteses: (Baker, 2008, Costa & Silva, 2010, Dantas et al. 2011a)

  

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.    

 

 Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.