Sobre a Revista

Foco e Escopo

A MSJ publica, em inglês, artigos científicos, artrigos de revisão e comunicações breves originais e inéditos, com a finalidade de divulgar e facilitar o acesso a investigações interdisciplinares, em especial as Ciências Agrárias, Humanas, Biológicas, da Saúde e Ciências AmbientaisNo entanto, a revista aceita submissões de outras áreas do conhecimento, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Artes, entre outras.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à MSJ passam por três etapas de avaliação no decorrer do processo editorial: 1) Verificação de Formato – realizada pela secretaria executiva; 2) Avaliação de Admissão – realizada pelos editores associados e; 3) Avaliação de Mérito – realizada pelos pareceristas ad-hoc anônimos.

Na etapa de Verificação de Formato, o artigo é avaliado em termos de enquadramento aos objetivos da Seção para onde foi enviado e sua adequação às normas da revista. Sendo aprovado nesta primeira etapa, o artigo segue para a Avaliação de Admissão, realizada pelos editores associados a fim de verificar o enquadramento do artigo às linhas temáticas da MSJ, sua relevância e contribuição científica para a área. Os artigos que deixam de cumprir qualquer um dos requisitos são recusados.

Uma vez acolhido no processo editorial, o artigo é encaminhado a, no mínimo, três pareceristas de instituições diferentes da instituição do(s) autor(es) e com qualificação e experiência de pesquisa no tema do artigo. A avaliação é feita no sistema double-blind review. A indicação de pareceristas é de responsabilidade do corpo ediitorial e é feita com base, sobretudo, no conhecimento tácito dos editores sobre as atividades de pesquisa nas várias instituições e sobre as relações entre pessoas e grupos de pesquisas no meio acadêmico, de modo a evitar possíveis conflitos ou incompatibilidades que prejudiquem a avaliação. Os pareceristas têm, em média, quatro semanas para o envio da avaliação do artigo, podendo aprovar, solicitar modificações ou recusar o trabalho.

 

Etapas do processo de avaliação de artigos

A – Verificação de Formato

Esta etapa verifica se o artigo:

1. se enquadra nos objetivos da Seção para onde foi enviado;

2. obedece às Normas de Publicação da MSJ;

3. se não possui identificação dos autores no corpo do texto;

B – Avaliação de Admissão

A Avaliação de Admissão é feita pelos editores que verificam o enquadramento do artigo às linhas temáticas da MSJ, sua relevância e contribuição científica para a área.

C– Avaliação de Mérito

Nesta etapa, os pareceristas analisam os seguintes aspectos:

1. relevância do tema do artigo para as áreas de interesse da MSJ;

2. qualidade e originalidade do artigo, destacando seus pontos fortes e suas possíveis fraquezas;

3. adequação do referencial teórico e da abordagem metodológica;

4. contextualização no estado da arte do conhecimento já estabelecido sobre o tema;

5. clareza quanto aos objetivos e resultados.

Periodicidade

A Multi-Science Journal é uma publicação Quadrimestral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. São publicados em média 15 artigos por edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

Instituição Editora

Políticas de Originalidade

É exigida originalidade e caráter inédito dos artigos, sendo que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter de pesquisa original no âmbito científico e acadêmico.