A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA COMO MECANISMO DE RESISTÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v7i1.1638Palabras clave:
Povo Kalunga; Cultura e Memória; Educação.Resumen
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros. Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento).
Citas
Brazil. (2003). Decree No. 4,887, of November 20, 2003. Provides for the procedure for identification, recognition, delimitation, demarcation and titling of lands occupied by remnants of quilombo communities. Official Gazette of the Union. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm
Kalunga II Quilombola State College. (2023). Pedagogical Political Plan (PPP): Kalunga II Quilombola State School - Headquarters and Extensions: Bom Jardim, Tinguizal, Barra, Areia, Saco Grande, São Pedro, Carolina and Sucuri. Monte Alegre de Goiás.
Fernandes, D. S. (2023). Interview about the resistance of cultural traditions. In Field Notebook 01 (p. 15).
Gil, A. C. (2002). How to Develop Research Projects (4th ed.). São Paulo: Atlas.
Goias. Law No. 11,409, of January 21, 1991. Provides for the historical site and cultural heritage that it specifies. Goiânia, GO: Civil Office of the Governorate. Available in https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/84176/pdf
Halbwachs, M. (2006). The collective memory. São Paulo: Vértice.
Lima, L. N. M. (2013). The constitution of an identity territory for the guarantee of land rights: the Kalunga Historical Site and Cultural Heritage. Soc. & Nat., Uberlândia, 25(3), 503-512.
Maia, C. L. (2022). Social movements in the countryside: land and territorialities. In A. F. Vigário, B. G. Borges, & W. Faleiro (Orgs.), Lato Sensu Post-graduation in Rural Education. Goiânia: Kelps.
Morgado, A. C. (2014). The multiple conceptions of culture. Multiple Perspectives in Information Science, 4(1), 22.
Nunes, G. H. L. (2006). Quilombola Education. In Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Org.), Guidelines and actions for the Education of Ethnic-Racial Relations. Brasília: SECAD.
Reis, W. P. (2022). Inventory of cultural heritage; study of the Kalunga Riachão Community - Monte Alegre - GO. Arraias- TO.
Rodrigues, D. (2017). Cultural Heritage, Social Memory and Identity: interconnections between concepts. Revista Letras Escrita, 7(4), 337-361. Latindex indexing. Qualis-Capes B2.
Rodrigues, F. R. (2022). The feast and the Saint: religious and festive ritual in the municipality of Aurilândia, Goiás (1st ed.). Curitiba: Appris.
Rosa, P. S. (2023). Interview on the future of cultural traditions. In Field Notebook 01 (p. 18).
Department of Education of the State of Goiás. (2016, June 1). SEDUC project: Ciranda da Arte seeks to rescue Kalunga art.
Silva, L. I. L. da. (2003). Presidency of the Republic, Chief of Staff, Deputy Chief of Staff for Legal Affairs. Decree No. 4,887, of November 20, 2003. Brasilia, November 20, 2003; 182nd anniversary of Independence and 115th anniversary of the Republic.
Souza, L. F. (2014). Literacy and life history: the memories of Procopia dos Santos Rosa from the Kalunga-Riachão Monte Alegre Community – GO. Planaltina – DF.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The author(s)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.