APLICATIVO CSO (CONEXÃO SURDO/OUVINTE)
Resumo
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Entretanto, ainda hoje surdos alfabetizados encontram dificuldades em diversas atividades que exigem interação com ouvintes, pois os mesmos, muitas vezes, não aprenderam a língua de sinais. Embora o decreto 5.626 de 2005, afirme que os órgãos públicos devem dispor de, pelo menos, 5% de servidores capacitados ao uso da Língua Brasileira de Sinais, isso está longe de se tornar uma realidade, tanto nos serviços públicos quanto em serviços privados. A quantidade de tecnologias aplicadas para auxiliar os surdos no dia a dia é pouca, restringindo-se majoritariamente a aplicativos de tradução. Com o intuito de auxiliar o surdo foi elaborada a proposta de criação do aplicativo CSO (Conexão Surdo/Ouvinte), que auxilia o surdo em suas atividades diárias e também ouvintes que estão aprendendo a língua de sinais através de chamadas de vídeo em tempo real. Também é possível marcar encontros através do aplicativo entre surdos, intérpretes e pessoas que sabem ou querem aprender LIBRAS. Para o desenvolvimento do aplicativo está sendo utilizada a metodologia RUD (Rational Unified Process) que dentre outras vantagens procura aproximar o cliente, que nesse caso é a comunidade surda, da equipe desenvolvimento. A princípio serão analisados os principais requisitos para o sistema e definido o escopo do projeto, em seguida o problema será analisado estabelecendo uma arquitetura, modelando os requisitos, desenvolvendo um plano de projeto que elimina os elementos de risco e, finalmente, o desenvolvimento do aplicativo. A previsão de conclusão do aplicativo é de até o final do ano de 2018. Após o lançamento do aplicativo serão feitas pesquisas a fim de dimensionar o impacto de seu uso na vida do público-alvo.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Andrade, J., Montanheiro, L., Matos, J., & Matos, F. (2018). APLICATIVO CSO (CONEXÃO SURDO/OUVINTE). Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/836
Edição
Seção
Poster