A ESCOLA ENTRE A NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE INCLUSÃO DE GÊNERO NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS

Autores

  • Mônica Rosa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Catalão
  • Yasmin Rodrigues Roque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Catalão
  • Priscilla Gomide de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Catalão
  • Marcos Jungmann Bhering Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Catalão

Resumo

Nas últimas décadas, as novas leituras sobre gênero têm ultrapassado o campo restrito das lutas feministas e, na esteira destes movimentos, novos protagonistas emergem nos cenários mundial e brasileiro questionando identidades sexuais estáticas e binárias. Nesse sentido, a defesa de Simone de Beauvoir de que “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”1 e as teorias de Judith Butler acerca da flexibilização de categorias tanto biológicas quanto culturais da sexualidade humana acabaram por empoderar a luta, em especial a partir da década de 1990, de grupos tradicionalmente marginalizados.2 Transexuais e travestis, segmentos ainda percebidos como “abjetos” perante a sociedade, adquirem voz e visibilidade, conquistando progressivamente direitos junto ao Estado3 e apoio da sociedade civil, em especial via redes sociais.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Silva, M. R. da, Roque, Y. R., Aguiar, P. G. de, & Bhering, M. J. (2018). A ESCOLA ENTRE A NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE INCLUSÃO DE GÊNERO NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/824

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)