O USO DE FOGUETES DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDO DA 3ª LEI DE NEWTON

Autores

  • Vitor Hugo Queiroz Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí – GO
  • Rodrigo Ferreira Marinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí – GO
  • Nilian Divina de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí – GO
  • Mateus Jose Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí – GO

Resumo

a) Introdução: Ensinar de uma maneira lúdica e contextualizada para os alunos não é uma tarefa simples, por isso uma atividade com dinâmicas experimentais pode ser muito útil para que em sala o professor consiga trabalhar tal conteúdo de maneira significativa. Nesse sentido, um grupo de bolsistas do PIBID, juntamente com a supervisora realizou um experimento com os primeiros anos do ensino médio no colégio Estadual João Roberto Moreira, escola campo do Subprojeto Física Jataí do Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí. Este experimento consistiu na construção e do uso de foguetes de material de baixo custo para trabalhar os conceitos referentes à Terceira Lei de Newton, que pode ser definida com “Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto”. b) objetivos: Objetivou-se com essa prática estimular a curiosidade dos alunos, fazendo com que eles mesmos comecem a questionar e procurar informações para entender os fenômenos físicos observados. c) metodologia: Nosso experimento, consistiu em uma prática de ensino interativa, para demonstrar os conceitos presentes na terceira lei de Newton. Foi proposto aos alunos a construção de foguetes movidos a vinagre e bicarbonato. A brincadeira educacional ocorreu ao ar livre, proporcionando forma diferente de ensinar e fixar os conceitos a respeito da lei citada. d) resultados: Pudemos notar que essa prática proporcionou aos alunos uma forma de integrar teoria e prática. Ao final da atividade notamos que os alunos, discutiam entre si a respeito do experimento e quais as relações com a teoria, percebemos que houve compreensão do conteúdo mostrando a eficácia da atividade proposta. A utilização do foguete foi uma forma de mostrar aos alunos uma aplicação prática da Terceira Lei de Newton. Em síntese percebemos que para termos uma aprendizagem significativa é necessário ir além da sala de aula, é importante proporcionar aos alunos formas de visualizar que a Física está por toda a parte em nosso cotidiano.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Silva, V. H. Q., Marinho, R. F., Freitas, N. D. de, & Cardoso, M. J. (2018). O USO DE FOGUETES DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDO DA 3ª LEI DE NEWTON. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/803