ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

Autores

  • Fernanda Andrade de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Lia Raquel de Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Resumo

O termo letramento é a versão para Português da palavra de língua inglesa literacy, que significa estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. O projeto de intervenção teve como objetivo aperfeiçoar a leitura na disciplina de ciências, pois esta possui palavras mais distintas do que outras. Os instrumentos de coleta utilizados foram anotações em caderno. Na fase observação foram anotados comportamentos de professores (tal como a convivência e relação com alunos), alunos (interesse e dedicação), e pais (preocupação dos pais com o comportamento e desempenho escolar do filho). A fase de observação das aulas permitiu constatar que uma das maiores dificuldades demonstrada por alguns alunos é sobre a leitura, pois com leitura sem conhecimento das palavras não possibilitava o entendimento do conteúdo, ocasionando em um mau aprendizado. Pode-se perceber ainda que a leitura quando feita pelos colegas muitas vezes eram de má qualidade, e, portanto, ocasionava certo preconceito entre os alunos, culminando para o desinteresse pela leitura. Então, foi desenvolvido nesta escola e para alunos do Ensino Fundamental do 8° e 9° ano o projeto de intervenção, Letramento. Como material de leitura foi aplicado um pequeno texto retirado do livro didático. Cada aluno leu um trecho, e aos poucos era explicado cada trecho para que o aluno pudesse entender o todo. Ao final foi realizada uma gincana, onde a turma se dividiu em duas equipes, posteriormente foram feitas perguntas aos alunos com o objetivo de estimular o interesse pelo conteúdo. Finalmente foi aplicado um questionário, para que os alunos avaliassem a atividade. O projeto favoreceu bastante a leitura, porém ainda há alunos com alguma dificuldade, mas aos poucos vão se habituando, se a prática da leitura permanecer no cotidiano.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Lima, F. A. de, & Santos, L. R. de S. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/791