A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
A utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) para auxiliar no ensino de Química tem se tornado cada vez mais frequente em sala de aula. Os textos acompanhados de ilustrações fazem com que os indivíduos relacionem melhor os assuntos e histórias que estão sendo retratadas, acompanhando com maior nitidez o desenrolar dos fatos e acontecimentos. Diante da necessidade de se proporcionar alternativas que favoreçam o ensino de Química para alunos do Ensino Médio é que os estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID elaboraram e construíram um Gibi intitulado “As descobertas de Pedrinho”, com temas abordando os conteúdos de transformações químicas e físicas, utilizando a ferramenta Pixton - uma plataforma online, onde se tem todos os instrumentos para a criação de histórias e seus personagens. O Gibi foi aplicado para 24 (vinte e quatro) alunos da 1º série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e 1º série do Curso técnico em Biotecnologia do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí em 26 de Abril de 2017. Como procedimento técnico de coleta de dados, foram utilizados um pré-questionário e um pós-questionário semiestruturados. Após a aplicação do Gibi, percebeu-se um aumento significativo das respostas corretas do pós-questionário em relação ao pré-questionário, passando de 27,08% para 53,75% das respostas corretas. Dessa forma, os resultados obtidos com o uso de Histórias em Quadrinhos em aulas de Química demonstraram que este gênero pode estimular a aprendizagem no ensino de Química e que a utilização da Ferramenta Pixton favoreceu a construção de material mais bem estruturado quanto à estrutura que o gênero HQ exige, como organização dos personagens nos quadrinhos, distribuição dos diálogos nos balões e legibilidade.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Silva Filho, S. S. da, Araújo, E. F. de, & Santos, G. A. (2018). A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/784
Edição
Seção
Poster