A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar resultados sobre os estudos e pesquisas feitos sobre o Conceito de Número na disciplina de Fundamento do Ensino de Matemática II, no curso de Pedagogia do Campus Morrinhos. As autoras, enquanto alunas do referido curso, juntamente coma a professora da disciplina estudam sobre as concepções sobre o Conceito de Número, envolvendo Número, Numeral e Algarismo que os alunos trazem ao chegar neste curso, e as concepções e definições necessárias ao futuro professor pedagogo. Desta forma, o trabalho que se apresenta tem como ponte de partida as concepções dos acadêmicos acerca da construção do conceito de número, e as concepções necessárias como futuro professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais fatos estão sendo estudados na disciplina mencionada. Para o grupo de alunos em questão, número e numeral seriam a mesma coisa, e o quantificar se refere ao processo de contagem simples, por memorização da sequência dos algarismos, sem que se compreenda a relação número-numeral, ou ainda que o recitar da sequência numérica feita por crianças em início de escolarização seja em si o processo de contagem. Quantificar para os acadêmicos seria o simples fato de se memorizar a sequência, sem observar padrões, e ainda contar, somar, enumerar seriam processos vinculados a esta sequência, sem, contudo, considerar o fato da conservação do número. A Pesquisa encontra-se no início, porém pretende-se com ela compreender a necessidade de uma boa formação matemática para o futuro professor dos anos inicias, para tanto o estudo será apoiado em autores como Cerquetti-Aberkane; Berdoneau (1997), Nunes; Bryant (1996) e Paniza (2011). Espera-se com este estudo, feito em sala de aula, mediante a proposta do professor, compreender as diferenças entre as teorias sobre o Conceito de Número, podendo assim elaborar novas concepções vendo a necessidade de se aprender sobre este assunto para a formação de futuros pedagogos.