PRÁTICAS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO INTEGRADO NO IF GOIANO – CAMPUS AVANÇADO CATALÃO

Autores

  • Mariarosa Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Catalão – GO

Resumo

Este trabalho relata a construção de um projeto integrador aplicado no 1° Ano do Curso Técnico em Mineração Integrado no final de 2017 no intuito de trabalhar o Currículo Integrado no IF Goiano, onde o Campus Avançado Catalão entrou como piloto de experimentação das práticas de integralização curricular. A coordenação de curso com apoio da Proen, conduziu o planejamento da integralização entre disciplinas e conteúdo dos Eixo Profissionalizante e da Base Nacional Comum. A descoberta dos temas a serem trabalhos surgiu de uma dinâmica com alunos buscando os assuntos e temas relacionados à vivência destes alunos que poderiam ser posteriormente incorporados às ementas e conseguinte trabalhados em um projeto de ensino. Em outro momento, estes temas foram discutidos em reunião com os docentes deste período que detalharam os temas e os redirecionaram para três eixos principais de geração de conhecimento: Relações do Trabalho; Atividade Econômica, Ciência e Técnica, e Questões Ambientais das Atividades, em um projeto intitulado “Produção Mineral e Realidade Regional”. Foram integradas 13 componentes curriculares nas diferentes frentes de integralização, as intervenções tiverem início em 30/10/2017 e término em 01/12/2017, onde as 30 horas de projeto foram convertidas em 36 aulas organizadas no cronograma de horário normal das aulas, e também extraclasse em uma visita técnica. As metodologias de ensino foram diversificadas em aulas expositivas, visita de palestrantes, debates e aula de campo. Os alunos foram avaliados por meio de questionários discursivos, seminário, e relatório de campo. As notas geradas foram compartilhadas entre os docentes de cada disciplina que definiram o peso do projeto para constituir parte da avaliação do 4°Bimestre daquele ano letivo. Alguns docentes relataram que foi muito prazeroso dinamizar as aulas e fortalecer o trabalho em equipe. Os alunos, diante do planejamento em longas reuniões de seus professores, perceberam que a escola estava se reunindo e trabalhando para uma causa maior, que é melhorar aspectos do ensino buscando maior envolvimento entre o aluno e a aula.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Sousa, M. (2018). PRÁTICAS DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO INTEGRADO NO IF GOIANO – CAMPUS AVANÇADO CATALÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/778