OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Na formação dos professores da EJA, percebemos por meio de estudos que o seu verdadeiro significado não tem sido ressaltado, pois, reconhecemos a necessidade e a relevância deste. Para que haja um ensino de qualidade necessitamos, então, de profissionais capacitados para realizar a didática na sala de aula, e garantir a frequência desses estudantes no local de ensino. No entanto, na EJA podemos perceber que há uma grande dificuldade em encontrar professores qualificados e, nas propostas curriculares que são oferecidas pelos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, observamos algumas ausências referentes às necessidades e exigências dos professores. A elaboração curricular da EJA aparenta ignorar a cultura escolar, as necessidades existentes dos alunos e as práticas dos educadores. Portanto, é relevante ressaltar a diferença entre teoria e prática, em que a metodologia ensinada não é colocada em prática e também não há metodologias diferenciadas ou voltadas para essa área de ensino. Este trabalho tem por objetivo geral a sistematização e análise dos principais saberes teóricos e práticos relacionados à formação de professores da EJA presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás e por objetivos específicos, sistematizar e descrever as principais ideias relevantes à EJA no que se refere ao trabalho docente do professor que ensina na EJA. Analisar a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia. Estudar e compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a elaboração dos projetos pedagógicos nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no que se refere ao e processo de ensinar e aprender na EJA.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Carvalho, J. S. de, Amaral, M. A. F. do, & Lima, M. C. (2018). OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/777
Edição
Seção
Poster