EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Resumo
O presente trabalho surgiu da importância dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID elaborarem uma aula experimental para estudantes do ensino médio. Para relacionar o estudo de conteúdos Químico com produtos do dia a dia dos estudantes foi proposta uma prática em laboratório envolvendo a extração de óleos essenciais do cravo da índia, canela, Erva-doce e eucalipto. A pesquisa teve um enfoque na abordagem qualitativa e teve como processo de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturados. Após analise dos dados coletados foi possível perceber que a atividade experimental logrou o êxito esperado, os alunos do ensino médio conseguiram perceber e aprender a química por meio da extração de óleos essências. Com relação aos bolsistas do PIBID, além de vivenciar a elaboração de cada etapa necessária da aula experimental eles puderam vivenciaram a relação envolvendo o processo de ensino-aprendizagem que Química que sé dá no âmbito escolar, favorecendo a formação inicial desses futuros professores.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Ferreira, E. A., Castro, H. S., Silva Filho, S. S. da, & Santos, G. A. dos. (2018). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/750
Edição
Seção
Relato de Experiência