MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafayane Barros Cabral Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Claudiney Goulart Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Resumo

Foi investigado assuntos envolvendo matemática e música, sugerindo resolução de problemas musicais com o auxílio da matemática, de modo que os alunos estabeleçam relações entre a Matemática e Música. Abordamos Frações, funções Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas, Progressão Geométrica e Mínimo Múltiplo Comum, propondo um trabalho diversificado. Com este estudo, foi possível perceber o quanto a matemática está ligada a música e despertará a curiosidade e o interesse do aluno na matemática quando se insere a música no contexto. Estudos comprovam que através da música pode-se até curar determinadas doenças, ajudar o aluno a melhorar sua autoestima, socializar-se melhor, contribuir para o seu aprendizado, aumentando sua capacidade de concentração, dentre outros benefícios. Destacamos alguns fatos históricos, relacionamos o Som e a Trigonometria, a Matemática e a Música, definimos alguns elementos básicos da Teoria musical, ressaltamos algumas contribuições de Euler no campo da Matemática e a Teoria Musical e sugerimos uma estratégia de trabalho em sala de aula utilizando a Teoria musical como motivação.

Biografia do Autor

Rafayane Barros Cabral, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Universidade Federal de Goiás - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Campus Jataí

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Cabral, R. B., & Goulart, C. (2018). MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/743

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)