A ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DE EMÍLIA FERREIRO
Resumo
A abordagem tradicional prevaleceu por muito tempo sobre o processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Porém, atualmente, pesquisadores têm voltado seu olhar para a alfabetização em busca de um avanço no ensino. Emília Ferreiro é um dos grandes nomes que tem repercutido favoravelmente no âmbito educativo nesta área. Seus conceitos referem-se não exclusivamente no modo em que a criança aprende, mas como ela aprende, sendo sujeito participativo no seu aprendizado. O referido trabalho tem por objetivo identificar as contribuições do construtivismo, não apenas como uma teoria, mas uma abordagem que coloca o alfabetizando como um ser ativo e construtivo do seu próprio conhecimento. Analisam-se pesquisas teóricas que englobam questões acerca da obra Psicogênese da Língua proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que retratam a origem da aquisição da leitura e escrita pela criança. Cabe destacar que a abordagem tradicional de ensino é refutada por Emília Ferreiro, pois a autora assume uma visão construtivista baseada na valorização dos conhecimentos prévios do aluno. Por outro lado, a abordagem tradicionalista de ensino ainda é muito marcante no contexto educacional. Justifica-se o presente trabalho pela necessidade de repensar a práxis pedagógica com relação ao ensino e aprendizagem da criança na alfabetização, visto que muitos educadores assumem posturas desvaforáveis ao ensinarem da mesma forma que foram alfabetizados. Por esse motivo, as novas visões pedagógicas, de forma significativa, transpassam aos poucos o ensino tradicional, focando as trocas e a valorização do conhecimento. Tais conceitos, aqui expostos, contemplam o aspecto construtor da criança de acordo com Emília Ferreiro.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Oliveira, L. B. L., & Leão, D. V. (2018). A ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DE EMÍLIA FERREIRO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/741
Edição
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)