GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcelo da Silva Faria Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.
  • Lúcia Alves Tomaz dos Santos Ferreira Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.
  • Evailda da Silva Gontijo FAR/ISEAR, Rio Verde/GO.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo reconhecer no princípio de gestão democrática e participativa um importante mecanismo para valorar o desenvolvimento educacional, mediante a efetivação destes princípios. Nesse sentido, buscamos elucidar o trabalho do gestor escolar, enquanto o responsável legal na garantia destes princípios, considerando que a gestão democrática se faz pela participação de todos.
Fundamentado na gestão participativa como prática transformadora e o princípio para a garantia da gestão denominada democrática, ressaltamos a função do gestor enquanto líder deste processo educacional. Nesse sentido, cabe ao gestor escolar, direcionar de modo compartilhado responsabilidades e ações, promovendo assim, pelo comprometimento assumido, o desenvolvimento coletivo das atividades escolares e o avanço na qualidade do ensino ofertado, sendo a participação a ferramenta de garantia da gestão democrática, princípio este para se otimizar a educação.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Faria, Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.

Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.

Lúcia Alves Tomaz dos Santos Ferreira, Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.

Estudante da Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde – GO.

Evailda da Silva Gontijo, FAR/ISEAR, Rio Verde/GO.

FAR/ISEAR, Rio Verde/GO. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Faria, M. da S., Ferreira, L. A. T. dos S., & Gontijo, E. da S. (2018). GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAR A EDUCAÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/695

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)