ANALISANDO A AVALIAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA A PARTIR DE SEUS PPPs
Resumo
O presente trabalho trata-se de resultados parciais de iniciação científica desenvolvida a partir da pesquisa de doutorado em andamento intitulada Avaliação na Rede Municipal de Educação de Uberlândia: olhares e práticas presentes no cotidiano escolar. Nosso objetivo, neste trabalho é analisar os Projetos Político-Pedagógicos das escolas participantes com o intuito de conhecer a prática avaliativa em tempos de Prova Brasil. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que tem por finalidade planejar as ações a serem desenvolvidas pela comunidade escolar no decorrer do ano letivo. Sua elaboração envolve a participação dos professores e das professoras da instituição, coordenação escolar, estudantes, familiares e comunidade local. Por meio da seguinte questão norteadora: o PPP faz alguma recomendação para que se prepare as/os estudantes para a realização dos exames externos? Há um projeto, uma orientação específica para que a escola prepare as estudantes e os estudantes para realizar a Prova Brasil? Através dessa questão, realizamos análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Uberlândia. Como resposta à nossa pergunta, não encontramos orientação específica sobre a preparação dos estudantes para a realização dessas provas. Entretanto, as escolas participantes em suas práticas, aplicam simulados e/ou avaliações com estrutura semelhante à dos exames externos, especificamente, a Prova Brasil. Em alguns PPPs encontramos a explicação de como surgiu a Prova Brasil e de como é calculado o Ideb e apenas uma escola relatou que os resultados são utilizados para melhorar o ambiente escolar. Assim, a partir da análise proposta, o que vimos foi uma preocupação com fundamentos teóricos caracterizando a escola e suas práticas. Dessa maneira, foi muito complicado realizar as análises dos PPPs, pois em diversas ocasiões, não era possível, à primeira vista, diferenciar o que era construção da comunidade escolar e o que era menção a documentos norteadores à sua elaboração.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Bento, C. de C., Costa, S. F. P., & Mendes, O. M. (2018). ANALISANDO A AVALIAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA A PARTIR DE SEUS PPPs. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/683
Edição
Seção
Poster