HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA: UM TRATAMENTO BIOGRÁFICO COM USO DA HISTORIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Autores

  • Patrícia Ferreira de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Guilherme Colherinhas de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Alésio Clarete Isaac Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Sheila Gonçalves do Couto Carvalho Universidade Federal de Goiás

Resumo

A História e Filosofia da Ciência (HFC) é uma área já consolidada e muito divulgada em outros países, porém só começa a crescer no Brasil recentemente, e diante de sua riqueza e importância, decidimos estuda-la mais afundo e aplica-la em projetos de ensino para alunos do ensino médio. Acreditamos que HFC contribui com aspectos relevantes para ensino, como apresentar o processo moroso e árduo de descobertas cientificas, e despertar no discente um espirito crítico e inovador. Diante de tais aspectos que citamos a cima e que serão melhores relatados ao longo deste trabalho, desenvolvemos o trabalho em duas etapas, de forma que a primeira se desenvolveu no primeiro semestre de 2015 e a segunda ocorrera no primeiro semestre de 2016. Este trabalho refere-se a primeira etapa do projeto, na qual foi oferecida uma disciplina eletiva denominada História e desenvolvimento da Física. Aqui, o propósito central foi focado em biografias de cientistas renomados afim de que os alunos entendessem como ocorre o delongado processo de pesquisar. Assim, esperávamos que o conhecimento a cerca desse processo pudesse “humanizar “os cientistas de forma que os estudantes se sentissem mais próximos dos pesquisadores, tornando-os mais confiantes para desenvolver um o senso crítico e cientifico.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Souza, P. F. de, Oliveira, G. C. de, Vieira, A. C. I., & Carvalho, S. G. do C. (2016). HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA: UM TRATAMENTO BIOGRÁFICO COM USO DA HISTORIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/318