RELAÇÃO PROFESSOR-LICENCIADO-EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO DE RECIPROCIDADE POSSÍVEL?

Autores

  • Thalia Santos de Santana Instituto Federal goiano
  • Thais de Araújo Costa Instituto Federal Goiano
  • Mara Poliane A. Rodrigues Instituto Federal Goiano

Resumo

É inegável a importância do professor na sociedade, afinal, ele, com sua função social, é a base das demais profissões. Porém, atualmente, o mesmo vem desempenhando funções além do mediar conhecimentos e nem sempre lhe são oferecidas salário e condições de trabalho dignas, tornando a profissão, muitas vezes, desgastante e desvalorizada. Historicamente, a profissão-professor passou de um lugar de prestígio social a uma desvalorização que atinge o profissional de diversas formas2. Sendo assim, analisar a percepção do papel do docente perante a frequente crise de identidade profissional é essencial para se compreender acerca de uma educação de qualidade, objeto de nossa pátria educadora. O presente trabalho visa investigar como os licenciandos percebem sua profissão frente ao atual contexto educacional brasileiro, verificando sua importância, bem como os aspectos de sua (des) valorização. Para tanto,
aplicou-se uma pesquisa exploratória com dez alunos do curso superior de Licenciatura em Química do IF Goiano – Câmpus Ceres, em busca de avaliar as contribuições do/ao professor na sociedade. Foram feitas três perguntas, sendo: “O que um professor pode oferecer?”, “O que é oferecido ao professor?” e “O professor tem mais a oferecer ou a receber?”. Com isso, pôde-se verificar que 30% acreditam que o docente oferece ideias, mas ao mesmo tempo 40% afirmam que nada lhe é oferecido em troca. Já em relação a última questão, 60% entendem que ele tem mais a oferecer, porém 30% ainda acreditam
em ambos, no dar e receber. Desta forma, nessa pesquisa foi possível perceber uma situação de descrença do licenciado diante da profissão. Visualiza-se uma certa incoerência dos entrevistados pela escolha da licenciatura, já que consideram a profissão tão desvalorizada, demonstrando assim, descompasso entre o que falam e o que exigem. Faz-se fundamental que sejam suscitadas discussões acerca da profissão-professor, uma vez que a oferta de cursos de licenciatura vem sendo ampliada diuturnamente, seja por instituições públicas ou particulares.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Santana, T. S. de, Costa, T. de A., & Rodrigues, M. P. A. (2016). RELAÇÃO PROFESSOR-LICENCIADO-EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO DE RECIPROCIDADE POSSÍVEL?. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/308