METODOLOGIA DE ENSINO DO XADREZ COMO UM DIFERENCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE TRINDADE-GO

Autores

  • Thífany Moraes Rocha Instituto Federal Goiano
  • Westher Manricky Bernardes Fortunato Instituto Federal Goiano
  • Alexandre Freitas Carvalho Instituto Federal Goiano

Resumo

Os parâmetros curriculares nacionais-PCN`s e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN tem como objetivo a formação de um cidadão crítico e autônomo (BRASIL, 1996, 1997). E o ensino do xadrez pode trazer todas estas vantagens, pois utiliza os fundamentos táticos e de estratégia com regras claras e bem definidas que proporciona um exercício muito importante para o cérebro ampliando os horizontes culturais. O objetivo deste estudo é analisar os conhecimentos básicos dos alunos no jogo de xadrez na disciplina de Educação Física no 1º ano de ensino médio/técnico. É uma pesquisa quantitativa onde foi aplicado um questionário fechado antes de iniciar as aulas de xadrez, para saber quantos alunos tinham conhecimento sobre as movimentações básicas do xadrez. Foi realizado um pré-teste (aplicação de um questionário) a um total de
193 alunos. Destes 100 relataram ter conhecimentos básicos de como jogar o xadrez, 44 relataram ter pouco conhecimento e 49 nenhum conhecimento. Porém dos 100 alunos que relataram ter conhecimento 21 erraram uma ou mais questões sobre as movimentações básicas, demonstrando a falta de conhecimento. Diante deste resultado será realizado um pós-teste no final do terceiro trimestre com a aplicação do mesmo questionário após as estratégicas de ensino por partes (do simples para o complexo). Diante disso, neste levantamento preliminar (pré-teste) conclui-se, que 52% relataram ter conhecimento, 22,7% pouco conhecimento e 25,3% nenhum conhecimento. Porém dos 100 alunos que relataram ter conhecimentos, 79% comprovaram este conhecimento, já os outros 21% que relataram saber, durante análise do questionário foi constatado que os mesmos não tinham este conhecimento. Espera-se, que ao realizar o pós-teste no final do trimestre 100% dos alunos já saibam realizar as movimentações básicas.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Rocha, T. M., Fortunato, W. M. B., & Carvalho, A. F. (2016). METODOLOGIA DE ENSINO DO XADREZ COMO UM DIFERENCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE TRINDADE-GO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/295

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)