IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO EM ALIMENTOS: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Maria Aparecida da Costa Instituto Federal de Goiás
  • Yuri Alves Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Karla Amâncio Pinto Field's Instituto Federal de Goiás
  • Renato Gomes Santos Instituto Federal Goiano

Resumo

A aprendizagem por meio da contextualização envolve o estudo de conceitos químicos que estão presentes no cotidiano, permitindo aos alunos construir e reconstruir conhecimentos que os ajudarão a ter uma leitura crítica do mundo físico, possibilitando tomar decisões fundamentadas em conhecimentos científicos, promovendo o exercício da cidadania (BRASIL, 1999). O presente trabalho relata uma aula com a temática diabetes no intuito de se promover essa aprendizagem contextualizada no ensino de química. A aula teve duração de uma hora, da qual participaram dezessete alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino do município de Itumbiara-GO. Inicialmente apresentou-se uma introdução sobre funções orgânicas, e a partir desta discutiu-se os principais grupos funcionais. Em seguida, apresentou-se aos
alunos uma molécula de amilose na sua forma estrutural, perguntando-se o que eles conseguiam identificar na respectiva molécula, eles então afirmaram notar a presença de do grupo álcool e éster. Após, realizou-se com os alunos um experimento para a identificação de amido em alimentos, no qual utilizou-se solução de iodo e os seguintes alimentos: batata, repolho, arroz, couve, cenoura e açúcar. Os alunos colocaram sobre cada alimento uma pequena quantidade da solução de iodo e em seguida relataram o que estava acontecendo. Percebeu-se então que alguns alimentos escureceram e outros não. Durante o experimento explicitou-se aos alunos que o amido é um polissacarídeo formado pela união de várias moléculas de glicose, e quando é consumido em excesso ele é convertido em açúcar no organismo. Mediante essa explicação discutiu-se com os alunos a relação do amido com a diabetes, pois como ele é convertido em açúcar pelo
organismo, quando consumido em alta quantidade pode acarretar em problemas à saúde, principalmente a pessoas com diabetes, portanto é necessário que quem possui diabetes evite o alto consumo de alimentos com amido. Ao final da aula, solicitou-se que os alunos escrevessem em uma folha, para ser entregue, o que eles tinham aprendido com a aula. O relato de alguns alunos foram:“Foi ótima, pois agora posso até dar umas dicas para a minha mãe que tem diabetes” (A6), “Agora sei o que posso e o que não posso comer se eu tiver diabetes” (A4).Notou-se que a aula, bem como o experimento utilizado,
teve grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos em uma visão contextualizada, pois estes se apropriaram dos conhecimentos adquiridos para serem utilizados no seu cotidiano.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Costa, M. A. da, Oliveira, Y. A., Field’s, K. A. P., & Santos, R. G. (2016). IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO EM ALIMENTOS: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/287