DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Joceline Maria da Costa Soares Instituto Federal Goiano
  • Edivan de Souza Santos Instituto Federal Goiano
  • Ana Carolina de Oliveira Melo Instituto Federal Goiano
  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal Goiano

Resumo

As atividades lúdicas são instrumentos motivadores da aprendizagem, promovendo o interesse dos estudantes, de maneira que constrói novas formas de pensamento e fornece ao professor a condição de estimular, auxiliar e avaliar a aprendizagem dos alunos.O presente trabalho tem por objetivo relatar o Projeto de Atividades Lúdicasdesenvolvido com os alunos do Ensino Médio (EM) doColégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio- GO, escola conveniada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Química, do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. O projeto foi uma das ações propostas a partir do diagnóstico da realidade escolar, no intuito de promover aulas diferenciadas, proporcionado uma maior motivação entre os alunos no ensino de Química. As atividades foramelaboradas e realizadas ao longo do ano de 2015, em cooperação com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e juntamente com o professor
supervisor do Pibid-Química, sendo este, o mesmo professor da disciplina Química. Os pibidianos foram divididos em grupos, sendo responsáveis por elaborar e aplicaruma atividade lúdica nas diferentes séries do EM. Os conteúdos de Química abordados nas atividades foram: 1ª série (Tabela Periódica e Ligações Químicas – Tabela de tampinha e Forca, Passa ou Repassa), na 2ª série (Termoquímica – TermoQuiz), na 3ª série (Funções Orgânicas – OrganoCranium, OrganoBingo e Jogo da Memória). Percebeu-se que a execução
do Projeto de Atividades Lúdicas foi eficaz no ensino de Química para os alunos deste colégio, pois a maioria dos alunos das três séries do EM se mostraram envolvidos e interessados, visto que atividades desta natureza favorecem a interação entre os alunos e proporcionam a aprendizagem do conteúdo por meio da diversão. Outro fato observado foi a cooperação que ocorreu como consequência do trabalho em equipe, que foi uma das propostas das atividades, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais importantes
como, respeito mútuo e flexibilidade frente às opiniões diferentes. E ainda, percebeu-se que as atividades desenvolvidas possibilitaram uma melhor percepção dos alunos do Pibid- Química/Prodocência, referentes às metodologias diferenciadas que poder ser trabalhadas nas aulas. Portanto, verificou-se que o Projeto de Atividades Lúdicas contribuiu com os alunos do EM do colégio que foram beneficiados com as atividades ofertadas com o intuito de melhorar
a aprendizagem desses alunos e, também, com os alunos de iniciação à docência, propiciando aos mesmos a aquisição de práticas docentes que podem vir a ser executadas enquanto futuros professores.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Soares, J. M. da C., Santos, E. de S., Melo, A. C. de O., & Carvalho, C. V. M. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO ENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>