BIOLOGIA CELULAR: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA

Autores

  • Rhayane Alves de Assis Instituto Federal Goiano
  • Yasmin Giovanna Santos Carvalho Instituto Federal Goiano
  • Ana Paula dos Reis Lima Instituto Federal Goiano
  • Jehane Christina de Oliveira Colégio Estadual Martins Borges - Rio Verde

Resumo

O ensino de Ciências Naturais enfrentadesafios devido à dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. De acordo com Pereira (2010) o ensino de ciências tem sido pautado na transmissão de conteúdos que são oferecidos prontos aos alunos por meio de livros, apostilas ou roteiros pré-estabelecidos.As aulas práticas vem sendo utilizadas como complemento para ajudar na compreensão das aulas teóricas e para gerar nos alunos um entendimento mais abrangente dos conteúdos (LIMA; GARCIA, 2011). Neste sentido, aulas práticas se apresentam como uma proposta para facilitar o aprendizado e despertar o interesse científico do aluno. Este estudo teve como objetivo ministrar aula prática e verificar a assimilação do conteúdo de biologia celular pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida no município de Rio Verde/GO com os alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Martins Borges. Para explicar o conteúdo para os alunos foi utilizado o método da confecção
de modelos de células animais em 3D utilizando bolas de isopor, gel de cabelo e papel E.V.A. Para a realização da prática, a sala de aula foi dividida em grupos contendo 5 alunos cada, cada grupo recebeu metade de uma bola de isopor, um copo contendo gel de cabelo e papel E.V.A de diferentes cores. Após a explicação sobre as organelas que compõem a célula animal e suas estruturas e funções, os alunos confeccionaram seus próprios modelos celulares utilizando o material disponibilizado para eles, o gel representou o citoplasma e o E.V.A foi
recortado no formato aproximado das organelas e distribuído conforme a localização das mesmas no citoplasma. Os alunos demonstraram interesse e foram participativos na aula, portanto, pretendemos repetir as aulas práticas com outros temas pertinentes à biologia, obtendo dessa forma um panorama mais completo da importância de aulas práticas no processo de ensino aprendizagem dos educandos.Os resultados preliminares apontam para um
melhor aproveitamento dos alunos nas atividades avaliativas após as aulas práticas.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Assis, R. A. de, Carvalho, Y. G. S., Lima, A. P. dos R., & Oliveira, J. C. de. (2016). BIOLOGIA CELULAR: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/274