“O LIVRO DE ELI” COMO ALTERNATIVA PARA ABORDAGEM SOBRE AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Adriele Silva Instituto Federal Goiano
  • Stéfane Farias Instituto Federal Goiano
  • Andressa Almeida Instituto Federal Goiano
  • Guilherme Malafaia Instituto Federal Goiano

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada pelos bolsistas do PIBID/CAPES- Subprojeto Ciências Biológicas - IF Goiano – CâmpusUrutaí, durante a realização de uma de suas atividades desenvolvida na escola conveniada, especificamente no âmbito do projeto “CINE-BIO”. O referido projeto objetiva explorar filmes diversos e utilizá-los como recursos pedagógicos para o ensino de diferentes assuntos biológicos. A atividade desenvolvida envolveu a exposição do filme “O livro de Eli”, o qual é baseado em problemas ambientais, mostrando que a Terra fora devastada por uma guerra nuclear. Esta atividade foi desenvolvida na escola conveniada Colégio Estadual Doutor Vasco dos Reis Gonçalves em Urutaí - GO, auxiliada pelos estudantes que compõe o grupo do PIBID, envolvendo estudantes do 2º ano do ensino médio. Durante a atividade os estudantes participantes puderam perceber a importância de se estudar e trabalhar os problemas ambientais. Os estudantes se envolveram na
atividade expondo suas próprias opiniões,baseando-se em exemplos demomentos vivenciados perante o tema. Por meio de um questionário aplicado após o filmepôdeseobservar que a atividade proposta alcançou resultados gratificantes sendo eles comprovados pelas respostas dos alunos em nossas perguntase pelo elevado índice de interesse despertado pelo nosso público alvo. Conclui-se, portanto, que a atividade além de revisar o conteúdo para os alunos constituiu uma estratégia metodológica diferenciada, saindo da rotina de sala de aula, vivenciada pelos estudantes e professores. Sugere-se que atividades como esta sejam mais desenvolvidas nas escolas, por professores de diferentes áreas.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, A., Farias, S., Almeida, A., & Malafaia, G. (2016). “O LIVRO DE ELI” COMO ALTERNATIVA PARA ABORDAGEM SOBRE AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/264