PIBIB - OPORTUNIDADE DE CRIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elvis Batista de Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Eliane Vieira Rosa Instituto Federal Goiano

Resumo

Visando melhorias na educação básica, programas como o Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) foi criado, incentivando os jovens acadêmicos de cursos de licenciatura a reconhecerem a relevância social da carreira docente, promovendo a articulação teoria-prática, além de direcionar a formação de docentes em nível superior para a educação básica. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres desenvolveu o Programa no Colégio Estadual Polivante Rui Barbosa no município de Rialma-GO durante os anos de 2011 a 2013 executando atividades em consonância com a escola e que procuraram facilitar o processo de ensino aprendizagem dos discentes e estimular a prática de iniciação a docência. Seguindo as informações obtidas através do diagnóstico realizado e o planejamento do ano letivo, durante a realização do PIBID foram realizadas atividades supedaneadas por aparatos metodológicos. Na semana do meio ambiente de 2012 foi realizada uma atividade com estudantes do 7º ano do Ensino
Fundamental envolvendo dança, bem como a importância de preservar recursos ambientais
(sustentabilidade) como a biodiversidade. Notou-se que a dança pode ser ferramenta
pedagógica, já que a educação através de movimentos e arte pode ser usada como uma prática
reflexiva e como instrumento de educação ambiental.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Oliveira, E. B. de, & Rosa, E. V. (2016). PIBIB - OPORTUNIDADE DE CRIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/258