PERSPECTIVA DO GÊNERO TEATRALCOMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maiele Sousa Silva Instituto Federal Goiano
  • Natália Leão Prudente Instituto Federal Goiano

Resumo

Este trabalho é resultado de uma atividade pedagógica proposta na disciplina de Língua Portuguesa no segundo semestre de 2013 com as turmas dos primeiros anos dos Cursos de Informática e Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá. O objetivo da atividade foi trabalhar os conteúdos Gênero teatral escrito e obra literária “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente sugeridos pelo currículo, com uma metodologia diferenciada e lúdica. Propomos aos educandos além de leituras, análises e produções de textos teatrais escritos, a adaptação e realização de uma peça teatral. Antes do espetáculo, foi realizada em sala de aula uma preparação com a metodologia dos jogos teatrais deViola Spolin (2007) para desenvolver as habilidades de concentração, responsabilidade, formação crítica, interação, improvisação, memória e intelectualidade dos alunos. A peça teatral “ Auto da Barca do Inferno” foi planejada, ensaiada e encenada pelos alunos dos primeiros anos no auditório do instituto. Com esta atividade pedagógica, percebemos a importância da aplicabilidade do teatro como recurso educacional, uma vez que auxilia no ensino/aprendizagem de conteúdos determinados pelo currículo, instiga o aluno a pensar, a refletir sobre os problemas sociais e ainda desenvolve as capacidades de intuição e compreensão da realidade.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, M. S., & Prudente, N. L. (2016). PERSPECTIVA DO GÊNERO TEATRALCOMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/257