O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS FACILITADORES NAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Victor José Moreno Instituto Federal Goiano
  • Monica Canuto Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A utilização das tecnologias de informação e comunicação precisam ser incorporadas no cotidiano da sala de aula de maneira a contribuir com as práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é mostrar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem ser utilizadas em aulas práticas, no ensino superior, de forma a apoiar o processo ensino-aprendizagem em espaços físicos além do Universitário, integrando estudantes e professor de forma livre e responsável no processo de construção do próprio conhecimento. Para realização deste trabalho foram escolhidas as disciplinas de Tecnologia de Panificação do Curso de Tecnologia em Alimentos (TAL) e Hidroponia e Ambiente Protegido do Curso Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano – Câmpus Urutaí. Foi incumbido aos alunos a tarefa de elaborar e conduzir em grupos, miniprojetos de produção de hortaliças hidropônicas (Agronomia), e confecção de produtos de massa folhada (TAL). As atividades realizadas foram registradas a cada etapa através de fotos e vídeos sendo postadas ao professor pelos diferentes grupos, se fazendo uso da mídia social WhatsApp Messenger. Os resultados mostram o quão é eficaz a utilização das TICs no processo de construção do conhecimento e nas possibilidades de interação entre professor e alunos.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Moreno, V. J., & Canuto, M. (2016). O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS FACILITADORES NAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/256