MOSTRA CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID/BIO IF GOIANO CÂMPUS URUTAÍ NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Stéfane Farias Silva Instituto Federal Goiano
  • Aryanny Irene Domingos Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Guilherme Malafaia Instituto Federal Goiano

Resumo

A contextualização e a interdisciplinaridade vêm sendo como modelo metodológico no ensino de ciências uma vez que proporcionam, respectivamente, o significado do que é ensinar e, integra diversas disciplinas transpondo algo inovador e motivador na sala de aula. Uma proposta utilizada pelas escolas, que proporciona esse modelo, são as feiras de Ciências nas
quais são expostos trabalhos dos discentes por áreas afins. Assim,os bolsistas do Pibid/Bio do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí, atuaram na II Mostra de Ciências e Artes como orientadores do projeto, “Chocadeira atuando no desenvolvimento do ovo”, envolvendo quatro alunos do segundo ano do ensino médio do IF Goiano - Câmpus Urutaí. Em princípio, obteve-se o entendimento do projeto, ao qual, havia a integração de duas disciplinas, Biologia e Física, em que os pibidianos tiveram como ponto de partida, introduzir o assunto biológico,
sobre o ovo, explicando as principais morfologias internas e externas que contém, e após esse processo, com o auxílio de um professor de Física, uma chocadeira manual foi construída pelos os alunos para que então fosse testado o experimento; incubação dos ovos como recurso de comercialização. A incubação total dos ovos é realizada com êxito a vinte e um dias. Os alunos não conseguiram apresentar os resultados finais na II Mostra de Ciências e Artes,
contudo, fizeram um esboço sobre o que haviam feito e sobre os resultados esperados por meio de exibição de imagens que representava o crescimento embriológico da ave. Mesmo ao ocorrido, podo-se enfatizar que a II Mostra de Ciências e Artes, utilizada de forma metodológica, acaba por incluir o aluno como parte do processo da pesquisa, e não somente um observador, passando a compreender o porquê dos procedimentos e aumentando seu senso crítico, além de abranger conhecimentos em várias áreas

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, S. F., Oliveira, A. I. D., & Malafaia, G. (2016). MOSTRA CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID/BIO IF GOIANO CÂMPUS URUTAÍ NO ÂMBITO ESCOLAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/251

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)