A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Isadora Lima Ferreira Faculdade ITOP
  • Kyldes Batista Vicente Faculdade ITOP

Resumo

A questão da representação do negro e da cultura africana na literatura infantil, que tem ganhado nos últimos anos mais espaço nas editoras, ainda ocupa um espaço muito pequeno, pois se percebe que o número de outros títulos é muito maior do que os que fazem essa referência, tanto na narrativa como na ilustração. Trabalhos como os que são realizados pelo Literafro - Portal da Literatura Afro-brasileira têm alcançado relevância, já que contribuem para a elaboração de subsídios para que os educadores das séries iniciais possam cumprir as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, trabalhando com textos literários que contribuam para a construção de uma identidade étnica de seus alunos. A proposta deste trabalho é a análise de títulos literários que mais tarde poderão servir de subsídios para as aulas dos professores regentes e dos futuros professores, bem como na formação continuada através de cursos de extensão.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Ferreira, I. L., & Vicente, K. B. (2016). A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/207