Sobre o processo de avaliação às cegas
Sobre o processo de avaliação às cegas
- Para garantir o anonimato dos autores no processo de avaliação às cegas a ser utilizado na Revista Ação e Sociedade, os nomes destes não devem aparecer no corpo do texto. Não incluir o nome de coordenador ou de participantes de projeto de extensão que não tenham efetivamente participado da redação do texto ou do planejamento e execução do trabalho.
- No envio da primeira versão da submissão, deve-se substituir o(s) nome(s) do(s) autor(es) pela expressão “Nome(s) do(s) Autor(es)”; bem como a instituição pela expressão “filiação institucional”, logo abaixo. Também é recomendada a substituição no título, resumo ou no próprio texto, dos dados da instituição, município e outros que possam prejudicar a avaliação cega. Se o artigo for aceito mediante correções, essas informações podem ser inseridas no arquivo corrigido pelos autores. Caso seja aceito sem ressalvas, as informações devem ser inseridas na etapa de edição do texto do sistema OJS.
- AUTORIA E FOLHA DE ROSTO: Em arquivo separado, deve ser enviada uma folha de rosto, com os seguintes dados: titulação e instituição de conclusão; vínculo atual instituição por extenso – sigla e e-mail. Incluir, na folha de rosto, um relato breve da contribuição de cada autor. Caso o trabalho seja aceito para a publicação, esse relato será incluído na seção Contribuição dos autores.
- O texto deve passar por revisão textual de responsabilidade de autores e autoras do trabalho. A revisão ortográfica e gramatical do material apresentado é de inteira responsabilidade de autores e autoras, confirmada por declaração assinada por profissional da área, conforme Anexo I.
- Em trabalhos ou pesquisas envolvendo seres humanos, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é recomendável, mas não é critério de eliminação. No caso de submissão ao CEP, deverá constar o número do parecer de aprovação do referido comitê. De igual forma, estudos com animais do Filo Chordata, Subfilo Vertebrata deverão apresentar o parecer da Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA), caso o projeto tenha sido submetido para análise.
- Artigos com características de pesquisa serão aceitos, desde que demonstrem de forma clara a vinculação com a Extensão e que apresentem ampla e qualificada revisão bibliográfica relacionada à área.
- Caso seja detectado plágio em qualquer de suas formas, o trabalho será reprovado.
- O trabalho enviado deve ser original e não ter sido submetido simultaneamente a outra revista.
- Quando houver dois ou mais artigos com a mesma autoria, de um ou mais autores, será considerado apenas um dos artigos para publicação.
- A aceitação ou recusa dos originais apresentados será sempre uma decisão com base nos pareceres dos avaliadores.
- A aceitação do artigo para a publicação implica a transferência de direitos autorais para a revista:
- Os autores devem concordar com as condições de publicação da revista. O primeiro autor deverá encaminhar Termo de Autorização para divulgação e utilização de texto (conforme Anexo II) em nome de todos os autores do trabalho submetido.
- Assegura-se à Revista Ação e Sociedade o direito à divulgação da informação e os direitos editoriais, na forma da Lei;
- O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade de seus autores.
- A reprodução total dos seus artigos em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização da Revista Ação e Sociedade.
- Os textos aprovados com ressalva serão devolvidos aos autores para revisão e correção.
- Não há cobrança de taxa administrativa nos processos editoriais da revista.